SEJA MUITO BEM VINDO. FIQUE A VONTADE. ESTE ESPAÇO É FEITO PARA VOCÊ. E SE QUISER ME SEGUIR FICAREI MUITO FELIZ.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Resenha: "AMAZÔNIA - Um Caminho para o Sonho" - M.C.Jachnkee


Eu havia lhes contado sobre a nossa parceria com a escritora Marli Carmen Jachnkee, autora da obra "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho".


Recebi semana passada a obra da autora e não consegui parar de ler enquanto não terminei o livro.

Quero agradecer de verdade a Marli por permitir que eu realizasse esta leitura tão enriquecedora, que me encantou, me fez sonhar e que encheu meus dias de alegria.

É tudo maravilhoso no livro, com uma estória encantadora que norteia a obra, a autora vai fornecendo ao leitor um universo riquíssimo e vasto de informações sobre a Amazônia.

A obra narra a estória de um grupo formado por quatro moças: Rafaela, Ana Carolina, Joana e Camila e um homem Daniel que viajam para Amazônia não como turistas, mas como exploradores de toda a cultura local que pudessem absorver.

O primeiro lugar que passam é Manaus, seguida por Parintis, depois Santarém - Fordlândia e, por fim, Belém.

Cada local vai sendo brilhantemente explorado pelo grupo, no que tange a cultura, a lenda, a culinária, a história, a geografia, enfim, o leitor entra em contato direto com a vida local e se transporta, ainda que momentaneamente, para cada um dos lugares visitados, tão a rica descrição dos mesmos.

A estória traz, ainda, uma bem construída observação do psicológico de cada uma das personagens. É possível conhecer os seus medos e fraquezas, os seus ideais, os seus sonhos. Enfim, é possível penetrar na alma das personagens e desvendar os seus mais profundos sentimentos, de maneiro sutil e apaixonante.

Não há como não falar do romance envolvendo Rafaela e Daniel. Uma estória de amor muito bem trabalhada por toda a obra e que vai se fortificando em cada dia que passam juntos, durante a viagem.

Rafaela, que em princípio demonstra-se uma personagem fraca e medrosa, vai se fortalecendo e fazendo florescer cada vez mais a sua grandeza interior e a sua garra em alcançar o seu objetivo: escrever um livro.

Para isso, contou com o apoio de suas amadas amigas e de seu amado "amigo" Daniel, sempre ao seu lado, encorajando-a e apoiando-a com muito mais que sua amizade, mas com a energia que somente o amor pode ofertar.

Também quero registrar os pequenos trechos de conversas por telefone entre Rafaela  e sua mãe Giovanna, são poucos momentos estes, mas ricos para demonstrar toda a força e vivacidade que o amor entre mãe e filho são capazes de proporcionar.

Não podia deixar de mencionar uma feliz coincidência com os nomes das duas personagens, são os nomes de meus dois filhos, claro que em versão masculina: Giovanni (4 anos) e Rafael (5 meses).

Voltando a obra, quero fazer um chamado aos governantes deste País, aos Professores, Diretores e aos Pais,  para que voltem seus olhares para "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho", pois a obra é um mundo de cultura e merece ser explorada.

Destaquei alguns pequenos trechos ilustrativos de todos os caminhos do conhecimento que é possível caminhar com a obra.

Arquitetura: ..."A pintura no teto foi feita pelo artista italiano Domenico de Angelis"... pág. 19

Direito: ..."O projeto Zona Franca de Manaus havia sido assinado pelo presidente Juscelino Kubistscheck em  1957"... pág. 23

Economia: ..."Na década de noventa, o então Presidente resolveu baixar impostos de importação"... pág. 33

Química: ..."Isso acontece por que a acidez que este rio possui em suas águas, acaba por matar a larvas"... pág. 35

História: ..."Manaus, em 1910, ainda vivia uma fase próspera por conta do elevado preço da borracha"... pág. 52

Gastronomia: ..."Caldeirada de Tucunaré. É um cozido com bastante água e tempero, tem cebola, pimentão, tomate, cheiro verde"... pág. 53

Língua Indígena: ..."Kaolin, na língua indígena, quer dizer Bela Jovem"... pág. 59

Geografia: ..."Finalmente estavam diante do indescritível encontro das águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras do Rio Negro"... pág. 67

Política: ..."Os políticos são verdes porque precisam ser..." pág. 86

Mitologia: ..." O nome nióbio é uma homenagem à Deusa grega Níobe..." pág. 89

Folclore: ..."O bumba-meu-boi tem origem no nordeste com a morte e ressurreição de um boi'... pág. 98

Ecologia: ..."Imagine em quanto lixo acumulado no mundo as fraldas descartáveis se tornam"... pág. 105

Enfim, estes são apenas alguns exemplos bem resumidos de tudo que vocês encontraram na obra, por isso "AMAZÔNIA - Um Caminho Para o Sonho" é muito mais que um caminho para o sonho, é um caminho para o conhecimento, para a cultura, para descoberta de um mundo novo e para a busca de uma vida melhor.

..."A vida era um livro que ainda não havia sido escrito"... M. C. Jachnkee

2 comentários:

  1. Vanessa, fico encantada com cada nova resenha...vcs são realmente D+!
    Que lindo!!!
    Essa do nome foi muito boa!!! Ainda mais por serem de duas personagens que tem uma forte ligação da trama...NOSSA!!!!
    Amei seu chamado aos Governates do País...É isso aí!! CAMPANHA: "Amazônia um caminho para o sonho, nas escolas. Já!" rsrsrsrs
    Quando você escreveu no e-mail que gostaria de "copiar pequeninos trechos da obra para fazer a resenha", jamais imaginei que trabalharia dessa maneira...eu fiquei encantada com a maneira que você foi dividindo os quotes...GENIAL!!!!
    GENIAL!! GENIAL!
    Vanessa, mais uma vez muito obrigada por seu interesse em ler Amazônia e por sua tão bem elaborada resenha!!! Um beijo no seu coração, em nome de minha imensa gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Eu tive o prazer de ler este livro e recomendo!!! É uma legitima viagem pelo Amazônas!!! A resenha ficou magnifica parabéns a Vanessa e a Marli!!! As duas merecem!!!

    ResponderExcluir