SEJA MUITO BEM VINDO. FIQUE A VONTADE. ESTE ESPAÇO É FEITO PARA VOCÊ. E SE QUISER ME SEGUIR FICAREI MUITO FELIZ.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resenha: Germinal - Émile Zola

A primeira resenha que trago para vocês é de Germinal, do escritor francês Émile Zola.

Esta obra esteve presente em minha vida em dois momentos distintos:

Nas aulas de Romances Franceses, no Curso de Letras e nas aulas de Direito do Trabalho, no Curso de Direito.

Nas aulas de Romances Franceses por ser tratar de uma obra clássica de um escritor francês muito famoso e que, por isso, não poderia deixar de ser estudada e nas aulas de Direito do Trabalho, porque a história se passa na segunda metade do século XIX, num momento de eclosão das lutas de classes e o objetivo da obra, que é baseada na realidade da época e em acontecimentos verídicos, é denunciar as mazelas e crueldades que sofriam os trabalhadores franceses.

O título Germinal refere-se ao primeiro mês da primavera no calendário da Revolução Francesa. 

O objetivo de Zola, na escolha deste termo, era associar as sementes das plantas novas, que surgiam com a chegada da primavera, a uma possibilidade de transformação social. Germinal foi uma das maiores obras do século XIX do naturalismo literário.

Vamos à história:

A obra conta a história de um homem chamado Etienne Lantier que chega à mina de carvão de Voreux, cheio de ideais e de leis fervilhando em sua cabeça, procurando trabalho de maquinista.

Sem conseguir o trabalho, Etienne caminha para a vila operária e lá conhece a família Maheu, com seus sete filhos, vivendo em total condição de miséria.

Etienne, então, consegue trabalho na mina como quebrador de carvão.

O trabalho na mina é desumano, sufocante e imundo.

As personagens da história estão em dois lados extremamente opostos: Trabalhadores miseráveis, explorados, doentes e esquálidos  e burgueses luxuosos, riquíssimos, vivendo na mais completa fartura e bem estar.

A obra está inserida no contexto histórico do surgimento da Internacional Comunista, fato que agrega ao texto figuras como Engels, Marx e o movimento do anarquismo.

Rico em  imagens cruéis, de sofrimento, fome, miséria, Germinal é uma obra extensa,  recheada de conteúdo histórico, mas com uma belíssima lição de vida, a germinação da esperança .

Quando terminei de ler Germinal pela primeira vez passei a achar minha vida maravilhosa.

Há também o filme Germinal, que apesar de fugir um pouco do contexto da obra, é excelente para ilustrar a situação de penumbra na qual viviam aqueles trabalhadores das minas de carvão.

É uma linda obra e vale a pena ser lida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário